Planeta Vida - Área do  Professor Planeta Vida - Área Jovem

Curiosidades de Moçambique

Moçambique situa-se na África Austral, na costa do Oceano Índico, e tem cerca de 20 milhões de habitantes.
cm3Os primeiros habitantes de Moçambique foram provavelmente os Khoisan, que eram caçadores-recolectores.
A estrutura social antiga era baseada na “família alargada” (ou linhagem) à qual era reconhecido um chefe. Os nomes destas linhagens nas línguas locais são, entre outros: em eMakua, o “Nlocko”, em ciYao, o “Liwele”, em ciChewa, o “Pfuko” e em chiTsonga, o “Ndangu”.
Para além do português, em Moçambique falam-se outras línguas nacionais, todas de origem bantu, sendo que as principais são: cicopi, cinyanja, cinyungwe, cisena, cisenga, cishona, ciyao, echuwabo, ekoti, elomwe, gitonga, maconde (ou shimakonde), kimwani, macua (ou emakhuwa), memane, suaíli (ou kiswahili), suazi (ou swazi), xichangana, xironga, xitswa e zulu.
cm1Em Moçambique encontra-se uma grande diversidade de espécies animais: o sengo, o porco vermelho, o rinoceronte, a hiena, a girafa, o buffalo, a chita, o hipopótamo, a impala, o boi-cavalo, a zebra, e muitos outros.
A escultura dos macondes, no norte de Moçambique é uma das artes tradicionais mais conhecidas. São de origem ética bantu e habitam uma vasta região da África Oriental.
Os macondes são um povo de agricultores instalados numa região árida, os seus escultores trabalham a madeira desde tempos remotos.
A timbila chope é um instrumento musical de Moçambique que foi considerado Património Mundial.pdvd_016-300x168
Moçambique tem várias zonas propícias ao mergulho nos seus mais de dois mil quilómetros de litoral, e os parques e reservas de animais no interior do país convidam à aventura.
A marrabenta é uma dança tradicional de Moçambique cujo nome deriva da expressão “arrebenta”.