Planeta Vida - Área do  Professor Planeta Vida - Área Jovem

Objetivos do Desenvolvimento

O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas é um grande sistema composto de diferentes agências e organizações que se dedicam a temas e problemas específicos, relacionados com o desenvolvimento, como por exemplo a saúde, a educação ou a agricultura. Por exemplo, a UNESCO é uma agência da ONU para os temas da cultura e da educação e a UNICEF é a agência que se dedica aos assuntos relacionados com as crianças no mundo.

O que são os Objetivos do Milénio?

Em 2000, ano que assinalou o segundo milénio nosso calendário, a ONU realizou uma grande reunião em que se sentaram à mesma mesa 189 países para falar sobre os problemas da pobreza no mundo. Todos os países prometeram ajudar a resolver a pobreza e definiram metas até 2015. Essas metas ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Quais são os Objectivos do Milénio? 

odm-grande

Apesar de ter sido feito muito trabalho para alcançar estes objetivos,com a chegada de 2015 houve a necessidade de criar outras metas, mais alargadas e exigentes para se alcançar entre 2015 e 2030. Na verdade, para dar resposta à pergunta: o que queremos para o nosso mundo?  Em setembro de 2015 a ONU voltou a reunir e aprovou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

01_TGG_Grid_Icon_ColorEDT1

 

1. Erradicação da pobreza; 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3. Saúde e Bem-Estar; 4. Educação de Qualidade; 5. Igualdade de Género; 6. Água Potável e Saneamento; 7. Energia Limpa e Acessível; 8. Trabalho Decente e Crescimento Económico; 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura; 10. Redução das Desigualdades; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis; 13. Ação contra a Mudança Global do Clima; 14. Vida na Água; 15. Vida Terrestre; 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17. Parcerias e Meios de Implementação.

 

Mais informação aqui.